PROGRAMAS
5S (5 Sensos)
Programa de trabalho a ser
aplicado com base em 5 sensos (Utilização, Ordenação, Disciplina, Padronização e Limpeza),
visando a melhoria na produtividade, qualidade, interação social entre empresa
e funcionários, bem estar físico, moral e mental, entre outros benefícios.
7S
(Ferramenta de Gerenciamento)
Programa de gerenciamento que tem
como objetivo demonstrar a organização de uma estrutura já montada baseada em 7
ferramentas (Estrutura, Sistemas, Estratégia,
Habilidades, Pessoas, Estilo e Objetivos prioritários), e mostrar que ao se aplicar as ferramentas
individualmente não se tem o resultado desejado.
8S (8 Sensos)
Evolução do programa 5S, onde 3
sensos são adicionados (Determinação, Treinamento e Economia), fazendo com que o programa 8S com
base no programa 5S se torne mais eficaz gerando resultados mais rápidos.
10S (10 Sensos)
Evolução
do programa 8S, onde mais 2 sensos são adicionados no programa (Princípios morais
e Responsabilidade Social), gerando assim um programa que abrange
não só uma empresa e seus funcionários, como abrange também toda a sociedade em
volta da empresa.
Ciclo PDCA
O ciclo
PDCA, ciclo de Shewhart
ou ciclo de Deming, é um ciclo
de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua, utilizando as seguintes
ações (Planejamento,
Execução, Verificação e Ação).
TPM
(Manutenção Produtiva Total)
O objetivo do
TPM é a melhoria da estrutura da empresa em termos materiais (máquinas,
equipamentos, ferramentas, matéria-prima, produtos etc.) e em termos
humanos (aprimoramento
das capacitações pessoais envolvendo conhecimento, habilidades e atitudes).
Zero Say Yoshi (Campanha Acidente Zero de Participação Total)
Os métodos como o treinamento de prevenção de
perigos e a indicação falada dos itens de atenção – que são a preocupação em
prol da segurança – são as habilidades concretas para se desenvolver no local
de trabalho, e tem a finalidade de pôr em prática a filosofia do respeito
humano, da Campanha
Acidente Zero. E, quando estas atividades são executadas de forma
unificada, são consideradas atividades de prevenção de acidentes e de perigos.
6 Sigmas
Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Originalmente, foi definido como uma métrica para medir defeitos e melhorar a qualidade; e uma metodologia para reduzir os níveis de defeitos abaixo de 3.4 defeitos por milhão de oportunidades.
7 Zero
Vamos então conhecer os 7 Desperdícios que podem ocorrer em
qualquer uma das fases da geração de produtos ou serviços na sua empresa. (Espera
ou Tempo Ocioso, Movimentação de Pessoas, Excesso
de Processamento, Estoque ou Inventário, Movimentação de Itens, Excesso de
Produção, Reparar defeitos ou re-trabalho), visa
diminuir ao máximo todos os excessos melhorando todo o sistema de uma empresa.
Kaizen (Aprimoramento contínuo)
Kaizen (do japonês 改 善, mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa
com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar,
social e no trabalho).
Kanbam
(Registro ou placa visível)
Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente
registro ou placa
visível.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser
empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em
demasia, agilizando todo o processo produtivo.
SMED (troca
rápida de ferramentas)
Single Minute Exchange of Die ou SMED ou em tradução aproximada
"troca
rápida de ferramentas" é um método elaborado inicialmente nos anos
60 por Shigeo Shingo. É empregado na indústria para reduzir o tempo de
preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção. Isto é conseguido
através da otimização do processo de reconfiguração das ferramentas e
dispositivos de fixação de materiais.
7 Ferramentas da qualidade
Utilização de 7 ferramentas para um controle efetivo na produção gerando
qualidade, são eles:
As sete ferramentas do controle de qualidade
são:
·
Diagrama
de Pareto
·
Diagramas
de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
·
Histogramas
·
Folhas
de verificação
·
Gráficos
de dispersão
·
Cartas
de controle
·
Fluxograma
Qualidade Total
Utilização de um
cojunto de programas como: (Troca rápida de ferramentas, 7 ferramentas da Qualidade e
Takt Time), tendo como objetivo a supremacia em qualidade.
Gerenciamento de processos de negócio
O Gerenciamento de
Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio é um
conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na
otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de
negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar,
publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos,
aplicações, documentos e outras fontes de informação.
Poka-Yoke
Poka-yoke (pronuncia-se pocá-ioquê) é um dispositivo a
prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de
fabricação e/ou na utilização de produtos, evitando assim acidentes, defeitos,
perdas de produção e trabalho desnecessário.
Heijunka
Heijunka ou nivelamento da produção é um conceito
relacionado a programação da produção, e um programa nivelado é obtido pelo
sequenciamento dos pedidos. O Heijunka converte a instabilidade da demanda dos
clientes em um nivelado e previsível processo de manufatura, e é geralmente
usado em combinação com outras técnicas lean de produção para estabilizar
o fluxo de valor. É o principal conceito que ajuda a trazer estabilidade para o
processo de manufatura.
Hiyari – Hatto
Programa que visa colher
informações sobre incidentes que poderiam se tornar acidentes e assim criar
sistemas eficientes de proteção para que não ocorra qualquer tipo de sinistro.
Nemawashi
Nemawashi (根回し) significa um processo informal de
estabelecer as bases de alguma proposta de mudança ou projeto, falando com as
pessoas envolvidas, conseguindo apoio e feedback e assim por diante.
HOU-REN-SOU (Comunicar – Informar –
Perguntar)
Hourensou é um processo unidirecional, sem que haja informação a fluir para os níveis
hierárquicos inferiores desde que o processo a ser executado seja simples.
Nesse modelo, é assumido que as
decisões são tomadas no topo e passadas
para os diferentes níveis hierárquicos da
cadeia de comando, sem que seja dado feedback aos
colaboradores da informação enviada aos níveis do topo,
porém em casos na qual se necessitam feedback aos colaboradores esses devem ser
executados para o sistema de produção, informações, mudanças possam fluir.
12 Princípios da Melhoria Contínua
Como diz o título, são princípios
que ao serem aplicados corretamente, exercem um resultado de melhora contínua
em diversos setores tanto na produção, qualidade, funcional, humano, social
entre outros benefícios.
JUST IN TIME
Just in time é um sistema de administração da produção
que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da
hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e
os custos decorrentes.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização
somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados
ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
TQM
A gestão da qualidade total (em língua
inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM")
consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da
qualidade em todos os processos organizacionais.
É referida como "total", uma vez que o
seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização,
mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores
e demais parceiros de negócios.
Takt Time
É o tempo disponível para a produção dividido pela
demanda de mercado. Orienta a maneira pela qual a matéria prima avança pelos
processos(sistema). Um ritmo de produção mais rápido, gera estoque enquanto que
um ritmo de produção mais lento, cria necessidade de aceleração do processo e
consequentemente, perdas como ,
refugos, retrabalhos, horas extras enfim um desequilibrio na
produção.
Troca Rápida de Ferramentas
Troca Rápida de Ferramentas é um método de otimizar a produção em linha
de montagem industrial, utilizado para analisar e reduzir significativamente o
tempo de trocas e ajustes entre produções diferentes. A forma de se mensurar
este tempo é baseado entre a última peça boa de um lote e a primeira peça boa
do próximo lote de produção.
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