sexta-feira, 1 de março de 2013

CONSULTORIA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL







PROGRAMAS


5S  (5 Sensos)                                       
Programa de trabalho a ser aplicado com base em 5 sensos (Utilização, Ordenação, Disciplina, Padronização e Limpeza), visando a melhoria na produtividade, qualidade, interação social entre empresa e funcionários, bem estar físico, moral e mental, entre outros benefícios.




7S  (Ferramenta de Gerenciamento)
Programa de gerenciamento que tem como objetivo demonstrar a organização de uma estrutura já montada baseada em 7 ferramentas (Estrutura, Sistemas, Estratégia, Habilidades, Pessoas, Estilo e Objetivos prioritários), e mostrar que ao se aplicar as ferramentas individualmente não se tem o resultado desejado.




8S  (8 Sensos)
Evolução do programa 5S, onde 3 sensos são adicionados (Determinação, Treinamento e Economia), fazendo com que o programa 8S com base no programa 5S se torne mais eficaz gerando resultados mais rápidos.




10S (10 Sensos)
Evolução do programa 8S, onde mais 2 sensos são adicionados no programa (Princípios morais e Responsabilidade Social), gerando assim um programa que abrange não só uma empresa e seus funcionários, como abrange também toda a sociedade em volta da empresa.





Ciclo PDCA
O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua, utilizando as seguintes ações (Planejamento, Execução, Verificação e Ação).





TPM (Manutenção Produtiva Total)
O objetivo do TPM é a melhoria da estrutura da empresa em termos materiais (máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, produtos etc.) e em termos humanos (aprimoramento das capacitações pessoais envolvendo conhecimento, habilidades e atitudes).



Zero Say Yoshi (Campanha Acidente Zero de Participação Total)

Os métodos como o treinamento de prevenção de perigos e a indicação falada dos itens de atenção – que são a preocupação em prol da segurança – são as habilidades concretas para se desenvolver no local de trabalho, e tem a finalidade de pôr em prática a filosofia do respeito humano, da Campanha Acidente Zero. E, quando estas atividades são executadas de forma unificada, são consideradas atividades de prevenção de acidentes e de perigos.

 


6 Sigmas

Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. Originalmente, foi definido como uma métrica para medir defeitos e melhorar a qualidade;  e uma metodologia para reduzir os níveis de defeitos abaixo de 3.4 defeitos por milhão de oportunidades.

 

 

7 Zero

Vamos então conhecer os 7 Desperdícios que podem ocorrer em qualquer uma das fases da geração de produtos ou serviços na sua empresa. (Espera ou Tempo Ocioso, Movimentação de Pessoas,  Excesso de Processamento, Estoque ou Inventário, Movimentação de Itens, Excesso de Produção, Reparar defeitos ou re-trabalho), visa diminuir ao máximo todos os excessos melhorando todo o sistema de uma empresa.



Kaizen (Aprimoramento contínuo)
Kaizen (do japonês , mudança para melhor) é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho).





Kanbam (Registro ou placa visível)
Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia, agilizando todo o processo produtivo.



SMED (troca rápida de ferramentas)
Single Minute Exchange of Die ou SMED ou em tradução aproximada "troca rápida de ferramentas" é um método elaborado inicialmente nos anos 60 por Shigeo Shingo. É empregado na indústria para reduzir o tempo de preparação de máquinas, equipamentos e linhas de produção. Isto é conseguido através da otimização do processo de reconfiguração das ferramentas e dispositivos de fixação de materiais.





7 Ferramentas da qualidade
Utilização de 7 ferramentas para um controle efetivo na produção gerando qualidade, são eles:
As sete ferramentas do controle de qualidade são:
·                                 Diagrama de Pareto
·                                 Diagramas de causa-efeito (espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa)
·                                 Histogramas
·                                 Folhas de verificação
·                                 Gráficos de dispersão
·                                 Cartas de controle
·                                 Fluxograma



Qualidade Total
Utilização de um cojunto de programas como: (Troca rápida de ferramentas, 7 ferramentas da Qualidade e Takt Time), tendo como objetivo a supremacia em qualidade.



Gerenciamento de processos de negócio

O Gerenciamento de Processos de Negócio ou Gestão de Processos de Negócio é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.


Poka-Yoke

Poka-yoke (pronuncia-se pocá-ioquê) é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos, evitando assim acidentes, defeitos, perdas de produção e trabalho desnecessário.




Heijunka

Heijunka ou nivelamento da produção é um conceito relacionado a programação da produção, e um programa nivelado é obtido pelo sequenciamento dos pedidos. O Heijunka converte a instabilidade da demanda dos clientes em um nivelado e previsível processo de manufatura, e é geralmente usado em combinação com outras técnicas lean de produção para estabilizar o fluxo de valor. É o principal conceito que ajuda a trazer estabilidade para o processo de manufatura.






Hiyari – Hatto
Programa que visa colher informações sobre incidentes que poderiam se tornar acidentes e assim criar sistemas eficientes de proteção para que não ocorra qualquer tipo de sinistro.




Nemawashi

Nemawashi (根回) significa um processo informal de estabelecer as bases de alguma proposta de mudança ou projeto, falando com as pessoas envolvidas, conseguindo apoio e feedback e assim por diante.



HOU-REN-SOU (Comunicar – Informar – Perguntar)
Hourensou é um processo unidirecional, sem que haja informação a fluir para os níveis hierárquicos inferiores desde que o processo a ser executado seja simples.  Nesse  modelo,  é  assumido  que  as  decisões  são  tomadas  no  topo  e passadas  para  os  diferentes  níveis  hierárquicos  da  cadeia  de  comando,  sem  que seja dado feedback aos colaboradores da informação enviada aos níveis do topo, porém em casos na qual se necessitam feedback aos colaboradores esses devem ser executados para o sistema de produção, informações, mudanças possam fluir. 



12 Princípios da Melhoria Contínua
Como diz o título, são princípios que ao serem aplicados corretamente, exercem um resultado de melhora contínua em diversos setores tanto na produção, qualidade, funcional, humano, social entre outros benefícios.




JUST IN TIME
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.



TQM
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.




Takt Time
É o tempo disponível para a produção dividido pela demanda de mercado. Orienta a maneira pela qual a matéria prima avança pelos processos(sistema). Um ritmo de produção mais rápido, gera estoque enquanto que um ritmo de produção mais lento, cria necessidade de aceleração do processo e consequentemente, perdas como ,  refugos,  retrabalhos,   horas extras enfim um desequilibrio na produção.
                                                     

Troca Rápida de Ferramentas                              
Troca Rápida de Ferramentas é um método de otimizar a produção em linha de montagem industrial, utilizado para analisar e reduzir significativamente o tempo de trocas e ajustes entre produções diferentes. A forma de se mensurar este tempo é baseado entre a última peça boa de um lote e a primeira peça boa do próximo lote de produção.

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